Pequena a cidade, mas muito o que se ver – vamos então entrar nesta Catedral.
A Catedral Metropolitana de São Paulo, habitualmente conhecida como Catedral de São Paulo, ou ainda como A Catedral de Mdina. Uma catedral católica romana dedicada, claro, a São Paulo.
Fundada no século XII, de acordo com a história, situa-se exatamente no local onde o governador romano Públio, após seu naufrágio em Malta, conheceu o apóstolo Paulo. Já em 1.693 durante o terremoto na Sicilia, a construção foi severamente danificada.
Reconstruída entre 1.696 e 1.705 no estilo barroco, projeto de Lorenzo Gafá, sendo considerada a obra prima do arquiteto maltês, tornou-se então a sede da Arquidiocese Católica Romana de Malta. Desde o século XIX porém, essa função é dividida com a Co-Catedral de São João (post em breve) em Valeta.
Ao lado do Museu da Catedral, ambos situados em uma praça central da pequena cidade fortificada, com certeza a principal atração de Mdina.
Mas o importante é que a visita é muito boa, podemos contemplar a beleza do interior, onde observamos capelas laterais muito bem decoradas, olhar para o teto ou o chão é a todo instante um deslumbre, tantos são os detalhes. Cúpulas e abóbodas de tirar o fôlego, e uma diferente e curiosa pia batismal gótica. Lindos vitrais.
Claro ainda há pinturas que contam a história e vida do Apóstolo Paulo.
Há tanto o que se ver que mais uma vez teremos que dividir este post em dois, são muitas fotos – nos acompanhe – novo post aqui.
Serviço:
Endereço – 2 Triq San Pawl, L-Imdina – MDN
Site – aqui
#mdina #catedralsaopaulo #catedraldemdina #stpaulscathedral #malta #cruzeiro #europa #cruzeiro #cruzeirosmsc #dicasdojacare
2 comentários